O manual do proprietário, é um documento que contém informações importantes sobre o imóvel adquirido por um cliente. Informações como infraestrutura, localização e área, bem como os materiais utilizados e as técnicas adotadas durante a sua construção, estão presentes neste manual.
 
Nele, são apresentadas as garantias previstas, além de dicas de manutenção da estrutura, a fim de que não ocorram transtornos por eventuais reformas incorretas e/ou usos indevidos do local.
 
Por meio de um bom manual do proprietário, a construtora pode informar quais são os direitos e obrigações de quem adquiriu o imóvel. Discorrendo claramente sobre as atitudes que podem acarretar na perda de garantia ou até em riscos para as instalações.
 
O material ainda traz dicas úteis sobre como lidar com situações do dia a dia. Pode descrever, por exemplo, o melhor padrão de furos nas paredes para instalação de móveis e eletros, como consertar uma torneira com vazamento, entre outras questões.
 
Por isso, em poucas palavras, o manual do proprietário nada mais é, do que um guia completo de cuidados com um imóvel, para que práticas inadequadas, como certos tipos de reformas ou manutenções, sejam evitadas e não causem transtornos.
 
O relacionamento entre as construtoras e seus clientes, é diferente daqueles mantidos em outros segmentos, já que, às vezes, o envolvimento é de longo prazo, estendendo-se desde o período da construção até a entrega das chaves e o pós-venda.
 
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a disponibilização do manual do proprietário é obrigatória, e regida pela Norma Brasileira nº 14037 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que define o seu conteúdo.
 
Mais do que esclarecer as condições de utilização do imóvel, esse tipo de recurso visa a minimização da ocorrência de problemas, e fornece uma garantia ainda maior de satisfação aos consumidores.
 
Com uma oferta cada vez maior de negócios no mercado, as empresas necessitam agregar diferenciais em seus produtos. Sendo assim, o manual funciona como uma extensão efetiva da venda.
 
Fonte: Mobuss