O estilo rústico é recheado de materiais puros e aconchegantes como as pedras, madeira, tecidos naturais, abusando da iluminação branda.
Muitas marcas de revestimentos desenvolveram produtos rústicos baseando-se nessa nova tendência, em especial os porcelanatos inspirados nos cimentos queimados, é uma das opções de acabamento mais utilizadas para pisos residenciais, desde as mais simples até as mais refinadas.
O termo “queimado” é proveniente do processo de aplicar pó de cimento sobre o piso de argamassa de cimento e areia ainda mole e úmida. O resultado é uma superfície inteiriça e sem rejunte.
Surgiram também, inúmeros cimentícios e vinílicos que reproduzem fielmente alguns materiais, e muito raramente, indicarão necessidade de manutenção.
A grande vantagem dos cimentícios ou porcelanatos, é que possibilitam que a mesma peça pode ser utilizada para piso e parede.
Já os pisos vinílicos, apresentam ótima resistência à água e a ruídos, material emborrachado evita riscos no arrastar os móveis.
A madeira pode marcar presença nas vigas do teto, no forro, no piso e no revestimento da parede, sendo que as mais usadas são as de demolição.
As pedras decorativas tem uma infinidade de aplicações, pois seu uso é tão versátil, que podem ser usadas tanto em áreas externas para revestimento de fachadas, pavimentos e varandas, como em banheiros, cozinhas, adegas e salas.
Cada pedra tem uma aparência única, que além de apresentar características como resistência, durabilidade e beleza, não precisam de manutenção.