FISCALIZAÇÃO DE OBRAS

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS

Fiscalização de obras é o controle/supervisionamento de todas as etapas de uma construção, começando pelo projeto até a execução. A principal responsabilidade da fiscalização é o cumprimento dos prazos e custos previstos de todos os setores.
 
O que é uma fiscalização de obras?
No ramo da engenharia, arquitetura e construção civil, muito se fala sobre a fiscalização de obras. E o primeiro passo para evitar que o seu projeto seja barrado nessa fase é compreender como essa prática funciona.
 
Para começar, tal ação está previamente definida na Resolução 1010, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), apresentada como “uma atividade composta pela inspeção e controle técnico de uma obra ou serviço. A sua finalidade é verificar e examinar se a execução está de acordo com o projeto, bem como seus prazos e especificações”. Já na Lei Federal 8666, esse método é visto como um serviço técnico profissional especializado.
 
Em obras públicas, por exemplo, a fiscalização possui um forte papel social, uma vez que os seus recursos devem ser utilizados de maneira econômica, eficaz e extremamente eficiente.
 
Qual a sua importância?
Independentemente do porte do projeto, a fiscalização de obras é fundamental. Tal necessidade pode ser ainda maior quando a execução é composta por alto investimento, prazos muito bem estipulados e objetivos exclusivos.
 
E, como sabemos, não é sempre que os profissionais responsáveis pela construção possuem tempo hábil para realizar uma boa gestão controlando os prazos previstos, entrando em contato com os fornecedores e conferindo demais detalhes importantes. É exatamente nesse momento que o serviço de fiscalização de obras faz toda a diferença.
 
Ao contar com esse acompanhamento, todo e qualquer indivíduo poderá aproveitar alguns benefícios, como:
  •     aumento da qualidade do resultado da obra;
  •     diminuição dos custos, sem comprometer os atributos do projeto;
  •     controle de prazos em cada fase, evitando o atraso da entrega final.
E não acaba por aí!
Com a fiscalização adequada, todos os requisitos legais serão respeitados, como é o caso dos desejos do cliente, dos procedimentos mais seguros, das normas e muitos outros. Em diversas situações, esse trabalho ainda proporciona um suporte interessante a fim de diminuir os impactos ambientais e garantir todas as medidas de segurança necessárias.
 
Que tipo de profissional realiza essa tarefa?
Não faltam razões para que a fiscalização de obras seja relevante em um projeto. No entanto, para que tal trabalho seja concluído de maneira satisfatória, é preciso contar com um profissional capacitado: o chamado fiscal de obras.
 
Para mais informações sobre esse serviço, por favor clique no botão abaixo e fale com um de nossos consultores: