O elevado nível de desperdício de materiais e tempo de mão de obra, tem sido uma preocupação muito grande das empresas envolvidas na Construção Civil.
 
A gestão de custos, é uma atividade essencial em projetos de todos os portes, pois uma forma incorreta de planejar e controlar os custos, pode prejudicar o projeto como um todo, e influenciar direta e negativamente em todo o andamento da obra.
 
Os desperdícios de materiais, são gastos ocorridos no processo produtivo, que podem ser eliminados, sem prejuízo da qualidade do trabalho executado.
 
O gerenciamento dos custos deve estar sincronizado com os parâmetros da contabilidade da empresa, e com os indicadores de desempenho gerenciais adotados, o que exige a compatibilização dos códigos contábeis, orçamentários e estimativas de orçamentos. 
 
Estimar os custos, é o processo de calcular os recursos monetários para executar todas as atividades de uma obra, que inclui os custos com mão de obra, materiais de construção, equipamentos de produção, serviços de apoio, instalações, custos de contingências, e despesas de suporte técnico e administrativo.
 
Para a elaboração das estimativas, é necessário que o profissional tenha em mãos, as especificações do escopo do projeto, o memorial descritivo, a listagem dos serviços a serem executados, e as condições de execução.
 
O conhecimento do cronograma físico, possibilita que as estimativas de custos sejam elaboradas com base na produtividade real de uma construtora específica, aumentando significativamente a precisão dos cálculos, para o fechamento do orçamento da obra.