Verão de muito calor pede ar-condicionado, porém, precisamos tomar cuidado com a conta de luz, que acaba subindo muito.

É muito importante, conhecer os tipos de aparelhos de ar-condicionado, para que as pessoas não assustem no final do mes, por isso, escolha o que oferece maior eficiência energética e consuma menos.

Citamos abaixo, os tipos de aparelhos existentes no mercado:

- Duto: Também chamado de central ou dutado. Normalmente indicado para ambientes de grande porte, de carga térmica elevada, para climatização de vários ambientes simultaneamente.

- Janela: Indicado para ambientes de pequenas proporções, pois são mais compactos, e a condensadora e evaporadora ficam no mesmo gabinete. É colocado no buraco da parede, localizados em casas e apartamentos.

- Multisplit: Possui características semelhantes aos modelos de split Hi-Wall convencionais, porém, pode ter duas ou mais evaporadoras, com apenas uma condensadora. Indicado para refrigerar mais de um ambiente simultaneamente.

- Portátil: Ideal para pequenos ambientes, e pode ser facilmente transportado para outros cômodos, trazendo mobilidade aos usuários.

- Split Canto Teto: Ou teto canto. A unidade interna desse ar-condicionado é instalada no teto, no encontro entre duas paredes.

- Split Cassete: Possui até quatro vias para a saída do ar, e pode ser instalado no teto ou no forro.

- Split Hi-wall: É um split que permite a instalação na parede, por isso ele também é chamado de "parede". É o tipo mais comum de split.

- Split Piso Teto: É um modelo que pode ser instalado no piso ou no teto. Indicado para médios e grandes ambientes, residenciais ou comerciais.

- Split Quatro Lados: Possui quatro saídas de ar, permitindo uma distribuição do ar por todo o cômodo. Pode ser instalado no centro, lateral ou canto.

É muito importante a contratação de um profissional especializado para executar a instalação do aparelho, para unir o conforto e a segurança do ambiente.