Existem diversas opções de aparelhos de ar condicionado disponíveis no mercado, porém todos têm suas características e destinação correta.
Ar-condicionado portátil
É ideal para ambientes pequenos, e sua grande vantagem é a portabilidade, como o próprio nome indica. Ele pode ser transportado facilmente de um cômodo para outro, o que gera muito mais conforto e comodidade ao usuário.
Ar-condicionado Split
O modelo Split combina praticidade e eficiência em doses certas, sendo recomendado tanto para ambientes pequenos quanto para lugares maiores.
O tipo mais comum é o chamado Split Hi Wall, que é instalado na parede, mas existem outros modelos:
Multi Split: Permite duas evaporadoras com apenas uma condensadora, e é indicado para refrigerar mais de um ambiente ao mesmo tempo;
Split Cassete: Possui até 4 vias para a saída de ar, podendo ser instalado no teto ou no forro da residência;
Split piso-teto: Pode ser instalado no piso ou no teto, sendo indicado para ambientes médios ou grandes, residenciais ou comerciais;
Split canto-teto: Possui sua unidade interna (evaporadora) instalada no teto, mais precisamente no vão entre duas paredes.
Ar-condicionado de inverter
São ótimas alternativas pois aliam economia, durabilidade e praticidade. Por não ligar e desligar, como os equipamentos convencionais, gera menos desgaste no motor e, consequentemente, menos ruídos e menor gasto de energia elétrica.
Ar-condicionado de janela
É mais compacto, com as unidades condensadora e evaporadora acopladas ao mesmo gabinete. É indicado apenas para ambientes de pequenas proporções, sendo instalado nos espaços (buracos) já existentes nas paredes de casas e apartamentos.
Ar-condicionado dutado
Também chamado de ar-condicionado central, o modelo dutado combina a implantação de dutos no teto e um pequeno rebaixamento no gesso ou forro, para a instalação do aparelho. A condensadora é instalada em local aberto, com circulação de ar, assim como o Split.
São recomendados para locais de grande porte (consultórios, shoppings, cinemas etc.), de extensa carga térmica e com necessidade de climatização de vários ambientes ao mesmo tempo.
A potência ou capacidade de refrigeração de um aparelho de ar-condicionado é medida em BTU, sigla para Unidade Térmica Britânica. Deve-se considerar que 1 BTU representa a quantidade de frio necessária para reduzir em 0,56°C a temperatura da água.
Essa medida interfere, por exemplo, no momento de dimensionar o tamanho do espaço onde o ar-condicionado será instalado, considerando a densidade e o peso da água. É por isso que, nos cômodos menores da casa, os aparelhos de menor capacidade conseguem refrigerar melhor.
É necessário contratar um profissional capacitado para instalar o ar-condicionado, e oferecer as orientações necessárias para a limpeza e manutenção do aparelho.