Arquitetura de Baixo Impacto
A Arquitetura de Baixo Impacto Humano e Ambiental (ABIHA), é um conceito criado para disseminar a importância da reutilização de materiais na construção e a necessidade de reduzir o impacto causado pela obra.
Diferente da arquitetura ecológica, na qual os engenheiros, arquitetos e designers se unem para criar um projeto que aproveite os recursos naturais da melhor maneira, a ABIHA é uma arquitetura sustentável. O conceito engloba desenvolver edificações que possuam baixo impacto no meio ambiente e que sejam economicamente viáveis, ou seja, ela prioriza o desenvolvimento e utilização de técnicas e materiais de baixo custo, o que inclui a reutilização de resíduos de construção, como madeira de demolição, tijolos, fragmentos de cerâmica, etc.
As estruturas desenvolvidas seguindo os princípios da arquitetura de baixo impacto possuem recursos em sua planta que são desenvolvidos com o intuito de aproveitar áreas como telhados e paredes capazes de aproveitar recursos naturais como a luz solar e a chuva.
Alguns bons exemplos são as casas que possuem hortas em suas lajes e os jardins verticais, muito utilizados para criar uma estética incrível e também para melhorar o conforto térmico.
Sem dúvida, a grande diferença da arquitetura e engenharia tradicional para a ABIHA é a plena conscientização do impacto causado pela construção de um imóvel, algo que é refletido na busca por materiais sustentáveis e métodos de construção menos agressivos ao meio ambiente. A única ressalva presente na adoção da arquitetura sustentável e de baixo impacto é a necessidade de utilizar materiais regulamentados, ou seja, a edificação precisa acompanhar as normas técnicas de segurança durante a sua construção, algo que é fundamental para que haja a aprovação do projeto junto à prefeitura do município.
Os responsáveis pela construção podem atenuar ao máximo os impactos de suas obras, porém, é necessário seguir todas as normas para que não ocorrem problemas legais com a edificação.
Fonte:
Mobuss / Prenova