A cisterna é um sistema de reaproveitamento das águas das chuvas, utilizando um reservatório que recolhe a água, e a armazena para o uso doméstico.
É uma alternativa eficaz quando se trata de economizar água, e pode ser instalada em imóveis urbanos, rurais, casas, apartamentos e condomínios, de forma simples, e com um custo relativamente barato.
O funcionamento da cisterna, utiliza a água da chuva, que é levada das calhas do telhado para um filtro, que elimina mecanicamente as impurezas, tais como folhas e pedaços de galhos.
O sistema conta ainda com um freio d’água, que impede que a entrada de água na cisterna agite o seu conteúdo, e acabe suspendendo partículas sólidas depositadas no fundo, porém a água coletada não é considerada potável, já que pode conter partículas de poeira, fuligem, sulfato, amônio e nitrato.
Essa água não é adequada para o consumo humano, mas pode ser usada nas tarefas domésticas que mais consomem água, como por exemplo: descarga nos banheiros, lavagem das áreas externas, lavagem de carros e irrigação das plantas.
Mesmo sendo usada apenas para esse tipo de tarefas, a água da cisterna precisa ser tratada com cloro orgânico, toda vez que for recolhida água nova no sistema.
É preciso também, corrigir o pH da água, para que ela não danifique as plantas, pisos, louças e metais. Para fazer o seu balanceamento, você pode usar produtos específicos, facilmente encontrados em lojas de produtos para piscinas.
Ainda com relação à qualidade da água armazenada, é importante que a cisterna seja muito bem vedada, evitando que a incidência de luz solar contribua para a proliferação de algas e outros micro-organismos, e as calhas e o interior da cisterna devem ser limpos periodicamente, para impedir contaminações.
Além de ser uma atitude que ajuda na preservação do meio ambiente, pois se trata de um sistema de reaproveitamento de água das chuvas, o uso da cisterna representa uma economia de cerca de 50% na conta de água.
As cisternas de plástico podem sofrer deformações com o tempo, ou apresentar rachaduras, então. quando for investir, procure uma cisterna com filtro anti-UV 8.
Fonte: Entendaantes