O conceito de gestão de pessoas pode ser definido como o conjunto de habilidades, técnicas e métodos, que têm como objetivo administrar e potencializar a eficiência do capital humano dentro de uma organização.
Sabe-se que o capital humano é um dos recursos mais importantes dentro de uma empresa, pois sem os colaboradores não existe produção e crescimento, porém a pressão, a competitividade, as diferenças religiosas, sociais e étnicas, podem promover estresse e conflitos, gernado muitos problemas e poucos resultados.
Diante dessas dificuldades, é extremamente necessário a contratação de um profissional experiente que possa se dedicar a desenvolver uma gestão de pessoas eficiente e eficaz.
Ao investir em treinamentos e desenvolvimento dos colaboradores, a empresa se torna cada vez mais qualificada e oferece ao trabalhador a oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.
A gestão de pessoas está inteiramente ligada ao relacionamento da equipe, bem-estar do colaborador e melhora do ambiente de trabalho, possibilitando grande motivação profissional.
Uma boa comunicação entre os gestores e os colaboradores é fundamental para que o processo de gestão de pessoas funcione, pois a equipe precisa sentir liberdade para trocar informações, e isso muitas vezes, resulta em resolução de conflitos.
Sentir-se valorizado no local de trabalho é um dos fatores que mais aumenta a produtividade do funcionário, pois a sensação de realização profissional é importantíssima para a grande maioria das pessoas.
Os colaboradores devem estar alinhados com a missão e os valores da empresa, e dispostos a ajudá-la a crescer para que se sintam felizes e motivados no local de trabalho.
É preciso garantir que todas as pessoas que fazem parte da empresa, independentemente do cargo que ocupam, tenham atitudes e comportamentos de excelência e uma convivência harmoniosa entre todos.