Concreto armado é um tipo de estrutura que utiliza armações feitas com barras de aço, que são utilizadas devido à baixa resistência aos esforços de tração do concreto, sendo indispensáveis na execução de vigas e lajes.

As armações são barras de aço cortadas, dobradas, amarradas ou soldadas em formas de colunas, gaiolas, malhas, etc.

O projeto desse tipo de estrutura é realizado por engenheiros especializados em cálculo estrutural, que vão dimensionar a bitola do aço a ser utilizado e os elementos que compõem a estrutura, assim como determinar a resistência do concreto e o espaçamento entre as barras de aço.

Devido à elevada resistência a compressão em comparação aos outros materiais de construção, o concreto armado pode suportar grande quantidade de esforços de tração, podendo ser moldado de diversas maneiras e formatos.

Possui ótima resistência ao desgaste mecânico como choques e vibrações, ao fogo e ao tempo, sendo mais durável do que qualquer outro sistema de construção.
 
Por ser produzido "in loco", a resistência final do concreto pode ser afetada devido a erros durante os processos de mistura e cura, desta forma, é necessário que seja executado por especialistas.

Uma das desvantagens do concreto armado, é que utiliza-se de formas de madeira ou metálicas, encarecendo um pouco o projeto e gerando mais resíduos de construção.