Existem diversas linhas de financiamento para habitação, entre elas, a de "Construção em Terreno Próprio", quando o cliente só precisa financiar o valor para a construção do imóvel.

Para solicitar o financiamento é necessário fazer uma simulação, onde serão avaliados o salário e a capacidade de endividamento, que não pode comprometer mais de 30% da renda do proponente.

Essa linha de financiamento é feita pelo Sistema Financeiro de Habitação que tem como garantia a alienação fiduciária (o imóvel é dado como garantia até a quitação das parcelas), e o FGTS pode fazer parte do pagamento.

O banco analisa toda a documentação, e após a aprovação do cadastro, define as condições permitidas para a construção, como o valor de financiamento, a prestação e o prazo para pagamento.

Algumas regras são necessárias para pleitear esse tipo de empréstimo:

- Ter mais de 18 anos ou ser emancipado com 16 anos completos;

- Ser brasileiro, ou se estrangeiro, possuir visto permanente no País;

- Possuir capacidade civil e de pagamento;

- O nome não pode estar em cadastros de devedores (SERASA);

- A prestação não pode ser maior que 30% da renda familiar mensal bruta.

O cliente também não pode ser proprietário, cessionário, estar comprometido ou ter direito de compra de outro imóvel residencial urbano, concluído ou em construção, no município de exercício da sua ocupação principal, incluindo os limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana.

Não pode possuir financiamento ativo nas condições estabelecidas para o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em qualquer parte do país, independente do percentual de propriedade, e o imóvel deve ser utilizado para moradia própria.

Fonte: caixa.gov.br