Coworking é um novo conceito de trabalho, que se baseia no compartilhamento dos espaços e recursos de uma sala ou escritório, reunindo pessoas que não trabalham para a mesma empresa ou na mesma área de atuação, como profissionais liberais, empreendedores e usuários independentes.

O profissional que utiliza o coworking opta por um plano, seja diário, mensal ou anual, para utilizar o espaço de trabalho, sendo que o aluguel, luz, água, internet, telefonia e a manutenção do espaço ficam por conta do proprietário da instalação.

No Brasil este conceito foi introduzido em 2008, e desde então tem conquistado muitos adeptos, especialmente nos momentos de crise financeira.

O método oferece a chance de se trabalhar em um ambiente estrategicamente montado, especialmente para os empreendedores ou profissionais liberais em início de carreira, e que não têm condições ou interesse de, sozinhos, bancar um escritório.

Outra vantagem desse novo conceito, é o aumento do networking e a oportunidade de conviver não somente com pessoas de áreas diferentes, podendo render ótimas parcerias.

Reuniões, pausas para descansar, fazer refeições e trocar ideias com os companheiros, são essenciais em todas as rotinas desse tipo de trabalho, onde há uma troca rica de experiências, descontração, e tudo contribui na obtenção de melhores resultados.