Passados cinco anos do início da recessão econômica que abateu o Brasil, alguns fatos indicam que 2020 será o ano em que o setor da construção civil irá se recuperar com o reaquecimento das obras, alavancando investimentos em todo o país.

O número de pessoas empregadas no setor avançou 9% no segundo trimestre deste ano, e de acordo com o IBGE, isso ocorreu devido ao impulsionamento do crédito para o financiamento habitacional.

O Índice de Confiança da Construção (ICST) calculado pela FGV/IBRE chegou a 84,7 em novembro, sendo o maior nível atingido pelo índice desde janeiro de 2015.

Com o reaquecimento do setor imobiliário, as vendas de máquinas de construção civil e materiais de construção, encerraram o ano de 2019 com alta de 37%.

Os profissionais que atuam nessa área precisam se certificar que estão devidamente qualificados e por dentro das novas tecnologias e exigências do setor, e com as novas mudanças de hábitos dos consumidores.

Por conta desse conjunto de fatores favoráveis que motivou a diminuição dos juros nos financiamentos imobiliários tornando-os mais acessíveis, uma demanda qualificada de famílias sentem-se mais seguras para tomar crédito de longo prazo e os investidores também começam a adquirir imóveis para renda ou preservação do patrimônio.