Employer Branding é um conceito que está cada vez mais presente no mundo dos negócios, e uma das ações mais inovadoras, que empresas de todos os tamanhos, estão implementando devido à chegada da Internet e das Mídias Sociais.

Trata-se da construção e da manutenção da imagem que a empresa apresenta para o mercado, sendo que a diferença, é que o alvo não são somente os clientes finais, mas principalmente os colaboradores.

No mundo de hoje, as empresas dependem, cada vez mais, de razões para se diferenciar da concorrência, e ter colaboradores que ajudem a difundir o trabalho de forma positiva, fazendo enorme diferença nos resultados.

Quando os empregados estão satisfeitos, felizes no trabalho e têm orgulho da empresa, procuram redobrar os esforços, e querem corresponder às expectativas do empregador.

Com uma boa reputação da empresa, a facilidade para atrair pessoas mais pessoas qualificadas para o trabalho é certa, reduzindo o tempo e o volume de recursos, que geralmente é demandado nesse tipo de processo, e os clientes se sentirão atraídos para fazer negócios com essas empresas.

O projeto de Employer Branding é um conjunto de iniciativas, e o primeiro passo é definir com objetividade, os valores que sustentam o negócio, excluindo conceitos que não estão alinhados ao seu modo de operação, nem condizem com os objetivos traçados pela empresa.

Deve-se considerar os objetivos, os recursos disponíveis, e o cronograma deve ser viável e baseado em dados reais, para a mensuração dos resultados.

É fundamental definir quais os cargos da empresa que precisam ser priorizados, justamente por terem uma função estratégica para o sucesso da operação, pois é de suma importancia o engajamento da liderança.

A empresa precisa se preocupar com o desenvolvimento de suas políticas internas, e o seu colaborador deve ser visto como um consumidor potencial da marca, pois a reputação se constrói a partir da percepção do outro.

As iniciativas de Employer Branding devem ser lideradas pela área de RH, mas o sucesso da estratégia depende do envolvimento da direção da empresa e dos seus colaboradores.

Quanto mais envolvido o funcionário estiver com os processos internos, mais positiva será a imagem que ele terá da empresa, e maiores serão as chances de sucesso da estratégia de Employer Branding, que se traduzirá em resultados positivos e empregados mais satisfeitos.

Alguns passos são necessários para garantir os resultados desejados:

- Analise sua situação atual como investimento financeiro, cultura organizacional e possibilidades de desenvolvimento,

- Trace um objetivo e uma estratégia, planeje a tática que será utilizada e prepare as lideranças,

- Identifique o perfil do trabalhador que pode elevar a produtividade e a competitividade da empresa,

- Pense em como agregar valor ao público-alvo da empresa,

- Defina sua Employment Value Proposition (EVP), que é a visão da empresa quanto à contratação e valorização dos funcionários.

Quando o processo de Employer Branding é bem realizado, os profissionais que não estão engajados se interessam e passam a fazer parte, e quem já está envolvido permanece estimulado a continuar na empresa e se sentem orgulhosos de fazer parte da organização.