Empreendedorismo é a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos. Pode também ser definido como a habilidade de criar e implementar mudanças, inovações e melhorias a um mercado ou negócio, e trata, afinal, de criatividade, solução de problemas e visão estratégica.
Em uma visão mais simplista, o empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação.
As características que uma pessoa precisa ter, para se tornar um empreendedor de sucesso podem ser desenvolvidas, sendo possível adquirir essas habilidades e partir para a ação.
Existem tipos de empreendedores em áreas específicas:
- Corporativo: O empreendedorismo corporativo é a identificação, desenvolvimento e implementação de novas soluções, oportunidades e ações em um negócio ou empresa. Trata-se da exploração de um novo nicho, criação de um novo produto ou serviço, ou até mesmo o desenvolvimento de processos mais eficientes, e seu objetivo é promover a inovação no mercado.
- Individual: O empreendedorismo individual trata da criação de novas empresas, de negócios em desenvolvimento, sejam inovadores ou não, que contam com os empreendedores individuais para garantir sua concretização e desenvolvimento.
- Público: É uma variação do corporativo para o setor governamental, cuja motivação está ligada ao fato de conseguir provar que seu trabalho é nobre e tem valor para a sociedade.
- Social: Esse tipo de empreendendorismo, visa a mudança da sociedade onde estamos inseridos, gerando desenvolvimento, qualidade de vida, acesso à cultura, melhorias ambientais e aprimoramentos pessoais.
Na verdade, todas as pessoas procuram satisfação pessoal, autonomia financeira e querem deixar um legado, porém, são necessárias algumas características pessoais e individuais para desenvolver o empreendendorismo:
- Criatividade: Desenvolver a criatividade é essencial, pois inclui a boa imaginação, capacidade de solucionar problemas de maneira inovadora e de pensar fora da caixa.
- Iniciativa: A pessoa empreendedora não espera que alguém lhe diga que um problema deve ser solucionado. Ela está sempre procurando melhorias e novas formas de fazer as coisas.
- Pensamento Estratégico: O planejamento, visão e solução de problemas, são características essenciais para as pessoas empreendedoras.
- Autoconfiança: Sem confiança em suas capacidades, o empreendedor não consegue perseverar. Afinal, é necessário confiar em seu julgamento, para demonstrar iniciativa ou propor soluções.
- Otimismo: Encarar erros como oportunidades de aprendizado, é a maneira mais positiva e proeminente para empreender.
- Resiliência: Resistir, se adaptar e tentar novamente, são habilidades necessárias para quem deseja conquistar qualquer coisa.
- Poder de Adaptação: Conquistar grandes objetivos, inclui encontrar obstáculos e imprevistos no caminho. Por isso, é preciso possuir a capacidade de se adaptar, ajustar os planos e continuar insistindo sem desistir.
- Manejo da Ansiedade e Riscos: O empreendedorismo, por definição, exige que você saia da sua zona de conforto, então, é fundamental saber lidar com riscos e ansiedades.
- Desejo de Protagonismo: Finalmente, a pessoa empreendedora tem vontade de se destacar, quer mudar o mundo, melhorar a vida de outras pessoas e, principalmente, quer deixar um legado em seu nome.