Fundação ou alicerce são termos utilizados na construção civil, que têm por finalidade, transmitir as cargas de uma edificação para as camadas resistentes do solo, sem provocar a ruptura do terreno.
Existem diversos tipos de fundação a serem utilizadas em uma edificação, que são projetadas, levando-se em consideração, a carga que recebem e o tipo de solo onde vão ser construídas, observando-se sempre, a segurança da obra.
Tecnicamente, as fundações rasas, diretas ou superficiais, são aquelas em que a profundidade de escavação é inferior a 3 metros, sendo mais empregadas em casos de cargas leves, como residências, ou no caso de solo firme.
O baldrame é o tipo mais comum de fundação, dentre as fundações rasas, e constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou concreto armado construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala.
Outro tipo de fundação rasa é a sapata, que pode ser do tipo isolada, associada ou alavancada.
Existem também os blocos, que são elementos de fundação com base geralmente em planta quadrada ou retangular, que em elevação, assumem a forma de bloco escalonado, pedestal ou de um tronco de cone. Se caracterizam por trabalharem sob compressão, já que não é necessário o emprego de armadura, pois os blocos de fundação são dimensionados para que as tensões de trações atuantes sejam resistidas pelo concreto.
Radiers são elementos de fundação superficial, que recebem toda a carga da edificação e distribui no terreno. Se assemelham a uma placa que abrange toda a área da construção. Neste caso, todos os pilares da estrutura transmitem as cargas ao solo através de uma única sapata.
Esses tipos de fundações são tipicamente projetadas com pequenas escavações no solo, não sendo necessários grandes equipamentos para execução.
As fundações mais profundas são mais utilizadas em edificações altas, em que a força do vento se torna muito alta, e nos casos em que o solo só atinge a resistência desejada em grandes profundidades.
Os tipos mais comuns de fundações profundas são as estacas escavadas, strauss e as cravadas, que podem ser construídas de madeira, metálicas, concreto armado ou pré moldadas.