Gestão de contratos é o conjunto das técnicas, procedimentos, medidas e controles que visam à administração correta e eficaz de todas as variáveis envolvidas em uma contratação.
As técnicas vão desde a proposta negocial, passando pela negociação do contrato, discussão e redação de cláusulas, cautelas na formalização do contrato, até a execução, acompanhamento e entrega de um trabalho. Pode se tratar de uma obra, um projeto, um serviço, ou qualquer outra categoria.
O cuidado com a gestão se aplica desde a fase pré-contratual, durante a fase contratual propriamente dita (entre a celebração do documento e o termo de recebimento da obra ou serviço) e na fase pós-contratual (após o encerramento formal do contrato, quando ainda subsistem deveres de garantias, sigilo de informações, assistência técnica, e outros).
Os deveres pós contratuais assumem importância, não apenas jurídica, mas também, do ponto de vista do marketing e conservação da reputação do profissional, ítens valiosos para o incremento das indicações e demanda de novos projetos.
A gestão de contratos apresenta-se como técnica instrumental necessária para a realização de dois objetivos finais do profissional, prestador de serviços:
- O controle das contingências e dos riscos envolvidos em todas as fases do contrato, orientando o gestor para as precauções necessárias à prevenção de riscos, transtornos, atrasos e, especialmente, em última análise, prejuízos;
- A satisfação do cliente, seja com o resultado desejado do trabalho, física e materialmente considerado, seja com a conservação e valorização do relacionamento com o profissional, prestador do serviço, decorrente do reconhecimento de sua capacidade técnica e administrativa.
O gestor do contrato deve fiscalizar a solidez e a segurança da obra, a qualidade dos materiais, o atendimento dos prazos, o trabalho dos prestadores de serviço, o cumprimento de encargos fiscais, trabalhistas e previdenciários, o atendimento às normas de segurança do trabalho, a regularidade de pagamentos, e tantos outros itens.
O engenheiro, arquiteto, projetista, gerenciador de obras, decorador, etc, muitas vezes se vê diante de diversos contratos em curso, desdobrando-se no acompanhamento e fiscalização de obras em diversos locais, com equipes diferentes e clienes com os mais variados graus de exigência e compreensão da realidade do trabalho contratado. Tais circunstâncias exigem a conjugação da habilidade técnica com a relacional, para cujo sucesso, um adequado sistema de gestão de contratos é fundamental.
Fonte: AEC Web