A iluminação das piscinas é uma tendência, pois cria um efeito visual impactante na área de lazer, e estica o tempo de curtição.

Outro fator importante é a segurança, pois as luzes instaladas sob a água, diminuem o risco de acidentes nas proximidades da piscina, desta forma, adultos e crianças ficam mais protegidos contra quedas acidentais.

Existem no mercado, uma série de opções para iluminar as piscinas e tornar o ambiente mais aconchegante e bonito:

- Fibra Ótica: Ilumina e ao mesmo tempo, cria lindos efeitos visuais, sendo considerada uma das mais modernas e seguras iluminações subaquáticas do mundo.
  
- Fibra Ótica Perimetral: Conhecida também como Sidelight (luz lateral), esse tipo de iluminação tem o papel de realçar o contorno da piscina. É uma ótima opção para piscinas já prontas, pois o sistema é instalado abaixo da pingadeira.
 
- Refletores: São indicados para qualquer tipo de piscina, e iluminam a água com fachos de luz branca. Existem vários tipos de refletores no mercado, mas os mais indicados são os dicróicos de 50 watts, que não esquentam.
 
- Refletores Flutuantes: Oferecem uma incrível diversidade de efeitos de iluminação, alternando entre luzes brancas e coloridas.

- Iluminação com LED: É uma das opções mais econômicas no consumo de energia, porém, é necessário instalar mais pontos de luz, para obter um efeito mais concentrado. O LED é ótimo para piscinas de vinil, fibra e alvenaria, e praticamente não precisa de manutenção, sendo necessário somente trocar as lâmpadas LED quando queimarem.

Independentemente da escolha entre um sistema e outro, é imprescindível fazer aterramento elétrico, que é a uma das formas mais seguras de proteger, e garantir um bom funcionamento. É importante também, que a iluminação seja planejada no início do projeto da obra, para evitar contratempos.