ISOLAMENTO ACÚSTICO: COMO FUNCIONA?
Um bom acabamento também precisa contribuir para o isolamento acústico dos ambientes, buscando aumentar sua privacidade e conforto. Nesse sentido, as empresas vêm seguido cada vez mais as normas regulamentadoras para garantir a qualidade e segurança nas construções, com o principal objetivo de proteger o cliente final.
A NBR 15.575, que entrou em vigor em 2013, foi desenvolvida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com base em modelos internacionais de normalização de desempenho, contando com o auxílio extensivo de profissionais e especialistas na área. A regulamentação divide as obrigações entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários e define parâmetros de temperatura, peso, qualidade e tipos de materiais utilizados em determinados momentos.
A norma é organizada em seis partes, sendo:
É extremamente importante para as empresas conhecerem e seguirem os autos trazidos pela NBR 15.575, pois ela é uma das necessidades para obtenção dos certificados de qualidade PBQP-H e ISO 9001. No caso de pisos em prédios, por exemplo, o desempenho mínimo requer que o som em impactos não ultrapasse 55 decibéis. Para sanar isso, as opções incluem a instalação de pisos flutuantes, pisos instalados sobre contrapisos e mantas acústicas, entre o piso e o contrapiso.
Já tratando-se de paredes, os requisitos mínimos da NBR requerem um isolamento de 40 a 44 decibéis. Então, as escolhas possíveis neste caso são placas de concreto ou drywall - um placa de gesso acartonado com uma camada de lã mineral -, que seguram mais de 50 decibéis. Outros elementos que colaboram para uma melhor retenção de som: portas acústicas, capazes de segurar até 50 decibéis, e janelas antirruído, com camada dupla de vidro, capazes de abafar até 30 decibéis.
Aparentemente são diferenças pequenas, mas, a cada 3 decibéis, o volume de um som dobra de intensidade. Por isso, principalmente em construções que necessitam de silêncio, é fundamental o cuidado com pisos e revestimentos que protegem seus habitantes do som e promovem conforto acústico. Veja outros exemplos de locais que necessitam de isolamento acústico:
Fonte: MOBUSS CONSTRUÇÕES