O isolamento térmico é obtido quando determinado ambiente deixa de sofrer com os efeitos intensos do calor, por meio de materiais específicos.
Quando a troca de calor ocorre entre dois corpos em contato direto ou que estejam unidos por um material condutor de calor, o processo é chamado de condução térmica, existindo apenas o transporte de energia, ou seja, transferência de calor.
Existem vários tipos de materiais sólidos que podem ser bons isolantes, dependendo da utilização e local de instalação.
Pode-se utilizar como isolantes térmicos a lã de poliéster produzida a partir de garrafas pet, lã de rocha, fibra de vidro, hidrossilicato de cálcio, manta de fibra cerâmica, perlita expandida, vidro celular, poliestireno expandido, poliestireno extrudado, espuma de poliuretano, aglomerados de cortiça, entre outros.
Em locais de temperatura elevada, o isolamento mantém o calor externo do ambiente e reduz a necessidade de ar condicionado, e em regiões frias, o isolamento térmico mantém o ambiente quente e evita a necessidade de uso de aquecedor.
Cada local tem uma necessidade, então, é fundamental conhecer as características específicas, antes de escolher o tipo de isolante:
Foils
O foil é constituído por uma manta leve de alumínio, que serve para refletir parte da radiação, mas não impede a transferência de calor por outros meios.
É frequentemente utilizado em telhados, para melhorar o conforto térmico do imóvel, no entanto, precisa ser associado a outros recursos para garantir um bom desempenho e manter temperaturas agradáveis.
Lã de Rocha
Feita com produtos de origem vulcânica, como o basalto, que quando aquecidos junto a outros minerais, diminuem a temperatura necessária.
Não possui refletância térmica como componente principal, sendo inadequada para isolamento de coberturas e telhados.
A necessidade de extração de grandes quantidades de recursos minerais, gera impactos profundos no meio ambiente.
Lã de Vidro
Bastante popular, a lã de vidro é produzida a partir de um aglomerado de sílica, sódio e resinas, em altas temperaturas, dando origem a diferentes formatos, como placas e rolos.
Esse tipo de isolante só resiste a condução de calor, ajudando a diminuir um pouco a temperatura interna, porém possui baixa resistência a umidade, podendo gerar patologias como mofo e outros fungos.
Manta Térmica
A manta térmica é a mais indicada para se conseguir o melhor desempenho entre todas as possibilidades, garantindo durabilidade e excelentes resultados, sendo também reciclável e resistente à água.
É produzida com materiais que retêm até 97% da radiação como polímetros refletivos e poliestireno expandido, diminuindo consideravelmente o calor.
Poliestireno
O poliestireno expandido é produzido a partir do composto inicial de poliestireno, que embora ofereça maior resistência química, precisa ser conjugado a outros materiais, aumentando a sua proteção contra temperaturas elevadas.
Poliestireno Extrudido
Conhecido como XPS, é fundido e solidificado novamente, tornando-se o mais resistente à umidade, mas altamente combustível.
Se exposto à temperaturas elevadas, as placas se fundem e comprometem o isolamento térmico e até a estrutura do local.
Poliuretano
Trata-se de um polímero produzido a partir dos compostos de petróleo, que com várias transformações químicas, transforma-se em espuma de densidades variadas, não sendo muito resistentes à água.
Não funciona adequadamente em temperaturas muito elevadas, o que elimina a possibilidade de certas utilizações industriais.