O poliestireno é um homopolímero resultante da polimerização do monômero de estireno.

Trata-se de uma resina do grupo dos termoplásticos, cuja característica reside na sua fácil flexibilidade ou moldabilidade sob a ação do calor, que a deixa em forma líquida ou pastosa. É a matéria-prima dos copos descartáveis, de lacres de barris de chope e de várias outras peças de uso doméstico, além de embalagens.

O poliestireno expandido (EPS), conhecido no Brasil sob o nome de isopor, é um plástico celular e rígido, com variedade de formas e aplicações, e que apresenta-se como uma espuma moldada constituída por um aglomerado de grânulos.

Tem sido muito utilizado na construção civil, como forma de tornar as estruturas mais leves, isolantes e baratas. Para isso, ele pode ser usado como aditivo das massas cimentícias, substituir blocos para lajes e paredes internas.

Além disso, pode ser visto em obras de engenharia que incluem grandes estruturas, como estradas, pontes, ferrovias, prédios públicos, e até mesmo em pequenas residências.

Tem contribuído para que diversos países, dos mais variados níveis de desenvolvimento, projetem ótimos empreendimentos em termos de economia, com grande eficiência energética.

Por ser resistente, fácil de recortar, leve e durável, é um dos melhores materiais para preenchimento de rebaixos, lajes, painéis pré-fabricados, e aterros estáveis sobre solos moles.

É ideal para carga leve, isolamento, decoração, construção de estradas, facilitação de drenagem de terrenos, entre outras aplicações.