A responsabilidade social é o termo usado para definir as empresas, que de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovem o bem-estar da população.
 
Essa prática não deve ser confundida com as ações impostas pelo governo, ou por qualquer incentivo fiscal.
 
O conceito, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno da empresa, como os funcionários, e acionistas, ou externo, como a comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.
 
Com o passar do tempo, surgiram novos conceitos para definir responsabilidade social, como: RSC Responsabilidade Social Corporativa, RSE Responsabilidade Social Empresarial e RSA Responsabilidade Social Ambiental.
 
O conceito RSC é usado na literatura especializada pelas empresas de grande porte, com preocupações sociais voltadas ao seu ambiente de negócios ou ao seu quadro de funcionários.
 
O RSE envolve um espectro mais amplo de beneficiários como a qualidade de vida e bem estar do público interno da empresa, e a redução dos impactos negativos de sua atividade na comunidade e meio ambiente. Essas ações são acompanhadas pela adoção de uma mudança comportamental e de gestão, envolvendo maior transparência, ética e valores, na relação com seus parceiros.
 
A Responsabilidade Social Ambiental (RSA), é a mais abrangente, pois trata não apenas do compromisso das empresas com pessoas e valores humanos, mas também das preocupações genuínas com o meio ambiente.
 
É importante frisar, que esses conceitos não devem ser confundidos com filantropia ou assistência social, pois a responsabilidade social deve ser um processo contínuo, e de melhoria das empresas na sua relação com seus funcionários, comunidades e parceiros.