Um termo que tem sido muito utilizado nos últimos tempos é "Streaming", que é um serviço que transmite conteúdos com transferência de dados pela internet, sem a necessidade de baixá-los no computador.
A principal vantagem, é poder acessar o conteúdo praticamente em tempo real, sem precisar fazer downloads em dispositivos variados como notebooks, smartphones, tablets, SmartTvs e computadores, sendo possível utilizar também com 3G ou 4G.
No meio empresarial, o streaming pode ser utilizado de diversas maneiras, como para transmitir vídeos em treinamentos internos para os funcionários da organização, promover produtos, divulgar eventos e fazer transmissões ao vivo para interagir com os clientes e seguidores.
O primeiro passo para desenvolver uma estratégia de streaming empresarial, é ter um cronograma de conteúdos bem estruturado e planejado, equipamentos de qualidade como câmeras e microfones que permitam a sincronia perfeita de áudio e vídeo, para que os resultados desejados sejam alcançados pela empresa.
O streaming não trabalha apenas com vantagens subjetivas, e o seu uso possibilita uma série de outros benefícios como:
- Não necessita de toda a infraestrutura necessária para uma transmissão por meios tradicionais, como a televisão por exemplo;
- Torna-se desnecessário custear viagens e/ou acomodações para participações de funcionários em eventos, que podem ser transmitidos ao vivo;
- Dispensa a necessidade de reuniões com todos os convidados dividindo o mesmo espaço físico;
- Possibilita a divisão de tarefas que podem ser realizadas de qualquer lugar que disponha de um computador conectado à internet;
- Cria uma oportunidade para que palestras e eventos garantam maior audiência do que aqueles realizados em auditórios que possuem capacidade pequena de acomodação de público.
Com a utilização do streaming, as empresas obterão maior interação com seus clientes e funcionários, economizando tempo e dinheiro.