O uso da telha ecológica é uma tendência que vem crescendo muito, pois são mais leves e térmicas, reduzindo o calor em até 30% devido a aplicação de uma película de alumínio virgem, que reflete os raios ultravioletas.
Podem ser produzidas com materiais como caixas tetra-pak, tubos de pasta de dente, garrafas pet, papelão, ou com fibras vegetais como pinho e eucalipto, e de não-madeiras, como sisal, bananeira e coco.
São impermeáveis, não propagam fungos, são inquebráveis, atóxicas, mais resistentes à chuva de granizo que as telhas de cerâmica ou fibrocimento, não pegam fogo e tem vida útil de até 25 anos, desde que instaladas corretamente.
Com peso de 14kg e medida em torno de 2,20m de comprimento, são fáceis de instalar e cada peça cobre uma área de 1,76 m² aproximadamente, com possibilidade de corte em todas as direções.
A instalação das telhas ecológicas deve ser feita por profissionais especializados, seguindo sempre o manual do fabricante, pois a inclinação do telhado deve acompanhar as recomendações mínimas e máximas para cada formato de telha, que em geral, o recomendado é de 15%.
É importante lembrar que além de ser uma ótima opção para sua obra, contribui para a redução de danos ao meio ambiente.
Foto: ugreen