Muitas vezes, um terreno não está em perfeitas condições de elevações e desníveis para se realizar uma edificação, tornando impossível o cumprimento das regras da engenharia civil.
Um detalhe extremamente importante antes do início dos trabalhos, é o nivelamento do terreno, que é realizado através do aterramento de depressões, da realização de cortes e remoções dos locais onde existem materiais em excesso, termo conhecido por Terraplenagem.
Esse trabalho é realizado atingindo o nível necessário da superfície e excluindo os relevos, ou seja, é o processo que garante o grau de desnível dentro do terreno, de acordo com as especificações do projeto.
Para realizar este trabalho, é utilizado basicamente terra ou cascalho, que podem ser coletados diretamente dos resíduos do processo de escavação, ou comprados de empresas especializadas, para posteriormente ser compactado por máquinas específicas:
Escavadeira Hidráulica
É utilizada como equipamento pesado para a escavação de materiais, ou fazer o rebaixamento de um local com excesso de material.
Carregadeira
Possui na parte dianteira uma caçamba para carregamento de materiais. É utilizada para grandes volumes de materiais, e oferece uma produção eficiente, se tornando um equipamento essencial nas obras de terrapleno.
Retroescavadeira
É um equipamento pesado extremamente eficiente e versátil. É utilizada geralmente para pequenos serviços de terraplenagem ou manutenção de canteiros. Devido à sua versatilidade e por possuir caçambas de diversos tamanhos, torna-se o equipamento ideal para escavação de valetas e carregamento de pequenos caminhões.
Rolo Compactador
É uma máquina pesada que faz o adensamento do solo. Existem diversos tipos de rolo compactador, podendo ser vibratórios, de pneumáticos e estáticos (tipo tamping).
Os rolos vibratórios se dividem em dois tipos de cilindro: o rolo pata (ou pé-de-carneiro) e o rolo liso, sendo que cada equipamento tem a sua aplicação, porém a finalidade é a mesma, compactar determinado tipo de material.
Motoniveladora
É mais voltada para acabamentos finos e cortes de pequena profundidade, sendo usada principalmente, em obras rodoviárias. Costuma ser requisitada por conferir precisões de corte e aterro de até 1cm, preparo dos canteiros de obras, limpeza de pista, construção de barragens e aberturas de estradas.
O aterro ou terraplenagem é uma necessidade em toda obra, e deve ser realizado com o máximo de cuidado e precauções possíveis, por profissionais experientes e capacitados.