O Tijolo Ecológico, não contribui com a degradação do meio ambiente, pois não destroi os mananciais com a retirada de argila, e o processo de endurecimento do tijolo ecológico, é feito por meio de cura (molha) que devolve a natureza, toda a água utilizada através da evaporação, eliminando a utilização de fornos para a queima de madeiras, evitando que toneladas de gases tóxicos sejam lançados na atmosfera, e desestimulando o desmatamento.
 
São a melhor opção, para quem está pensando em construir ou até mesmo reformar o seu imóvelm pois é composto por areia argilosa, água e um pouco de cimento, que são comprimidos em uma prensa mecânica, para ganharem o formato e não precisam ser levados ao forno à lenha, diferente dos tijolos convencionais. 
 
A redução nos impactos ambientais com o Tijolo Ecológico, ainda pode ser bem maior, pois ele também pode ser produzido, utilizando resíduos da construção civil, indústriais e orgânicos.
 
Com a utilização do tijolo ecológico, não há necessidade de se usar madeira em caixarias dos pilares, vergas e contra-vergas, e com isso, a economia é muito grande em relação a massa de assentamento, pois os tijolos ecológicos possuem um encaixe perfeito e não necessitam do uso de massa. 
 
Para quem prefere um acabamento mais rústico, os tijolos ecológicos já possuem acabamento e necessitam apenas de um impermeabilizante a base de silicone ou acrílico, e um rejunte flexível que pode ser encontrado em várias cores. 
 
Os tijolos ecológicos formam um isolamento acústico e térmico, tornando o imóvel, mais agradável.