Alvenaria é um conjunto de tijolos, blocos ou peças sobrepostas, coladas por uma argamassa, que formam um elemento vertical, como as paredes.
A função deste elemento, é resistir à cargas gravitacionais, a impactos, fornecer proteção acústica e térmica aos ambientes, e vedar espaços.
A alvenaria é dividida entre estrutural e de vedação (convencional). A principal diferença entre elas, é que a alvenaria estrutural, como o nome mesmo diz, tem função estrutural, dispensando o uso de vigas e pilares. Já a alvenaria convencional, tem somente a função de vedar os vãos das paredes.
TIPOS DE ALVENARIA
Alvenaria Estrutural
É um sistema construtivo, que une a estrutura e a vedação de uma edificação. Pode ser feita com blocos cerâmicos, de concreto, sílico-calcário, ou concreto celular autoclavado, todos específicos para este fim.
O projeto de alvenaria estrutural deve ser bem detalhado, já compatibilizado com os projetos adicionais, como os de instalações hidráulicas e elétricas, e determinar os vãos das janelas, elevadores e garagens, de acordo com a medida modular do bloco, objetivando uma obra mais barata, rápida, limpa e sustentável.
Em edificações maiores que 4 pavimentos, é necessário o uso de barras de aço junto com os blocos de alvenaria estrutural. A bitola e a quantidade dessas barras, dependerão do número de pavimentos, e será definida no projeto estrutural realizado pelo engenheiro calculista.
As vantagens da alvenaria estrutural são rapidez e facilidade de construção, redução da mão de obra, maior economia, maior qualidade na execução e menor desperdício.
Existem também, algumas desvantagens, pois as paredes não podem ser removidas sem recolocar um elemento estrutural para suprir as cargas, algumas limitações estéticas nos projetos arquitetônicos, e os vãos livres são limitados.
De Vedação:
A alvenaria de vedação ou convencional, tem função somente de vedar e separar ambientes, sendo necessário, o uso de estruturas como vigas e pilares de concreto armado, ou estrutura metálica para a sustentação da edificação.
Esse sistema construtivo é o mais adotado no Brasil, e as possibilidades estéticas de um projeto são maiores, porém a mão de obra é menos especializada, podendo causar patologias como paredes fora de prumo, nível e esquadro, gerando então, retrabalho, improviso e bastante resíduo.
As principais vantagens da alvenaria de vedação são: suporta grandes vãos e facilita futuras reformas.
Já as principais desvantagens desse tipo de alvenaria, é um maior custo, maior tempo de execução e gerar muitos resíduos.
Tanto com a alvenaria estrutural, quanto com a convencional, é possível executar obras de excelente qualidade, por isso, deve-se avaliar os recursos disponíveis de cada cliente, de acordo com a obra desejada.
Fonte: Escola Engenharia