O termo Urbanização significa o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial.
Trata-se da transformação do espaço rural em espaço urbano, com a consequente migração populacional do campo para a cidade.
O primeiro processo de urbanização da humanidade, ocorreu na inauguração do período neolítico, quando foram desenvolvidas técnicas de cultivo e exploração dos recursos naturais, permitindo que os seres humanos se organizassem em sociedade, abandonando parcialmente o nomadismo e formando assim, as primeiras cidades.
Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Brasil é considerada urbana, a sociedade residente em cidades ou distritos com mais de dois mil habitantes.
O processo de urbanização das sociedades, costuma ocorrer a partir do êxodo rural, que é a transferência em massa da população do campo para as cidades.
Esse desenvolvimento industrial acelerado necessita de grande quantidade de mão-de-obra para trabalhar nas unidades fabris, na construção civil, no comércio ou nos serviços.
Esse fator está geralmente associado à industrialização das cidades, a implementação de infraestruturas e a mecanização do campo, quando o trabalhador camponês é, de certo modo, substituído por maquinários no espaço produtivo.
A urbanização é estudada por ciências diversas, como a sociologia, a geografia e a antropologia, cada uma propondo abordagens diferentes sobre o problema do crescimento das cidades.